Você e a Bíblia


Você já leu o Salmo 119? Calma... Eu não vou pedir para lê-lo agora. Quer dizer, alguns versículos, sim. Este Salmo  mostra que a Palavra de Deus nos purifica ( v. 9), impede-nos de pecar ( v. 11), vivifica-nos (v. 50), guia-nos (v.105) e dá-nos entendimento (v. 130). Por isso, Jesus disse: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus..." (Jo 8.47).

Quem lê, ouve e guarda no coração as Escrituras é bem-aventurado - mais do que feliz (Ap. 1.3). Por isso, o profeta Isaías disse: "Buscai no livro do Senhor e lede..." (34.16). Talvez você pense: "Sou muito jovem para ficar me preocupando tanto com a Bíblia e coisas espirituais. Mais para frente penso nisso". Então veja o que Paulo disse ao jovem Timóteo: "Persiste em ler..." (I Tm 4.13).
Como você pretende crescer espiritualmente? Isso só é possível mediante o alimento que nos é indispensável, a Palavra de Deus ( Mt 4.4; I Pe 2.1,2)... O mestre Antônio Gilberto apresenta algumas razões para ler e estudar a Bíblia Sagrada. Uma delas é : "Ela alimenta nossas almas ( Jr 15.16; Mt 4.4; I Pe 2.2) [...] Bom apetite pela Bíblia é sinal de saúde espiritual". ( A Bíblia Através dos Séculos, CPAD, pp. 11-37).


Temas da Bíblia

Você precisa ter prazer em ouvir os ensinamentos da Bíblia. Quem ouve a Palavra tem a sua fé grandemente aumentada. Como se porta quando um pregador transmite a mensagem? Você sai do templo? Permanece nele, mas desapercebido? Fica conversando com a pessoa ao lado? Ou ouve com atenção a Palavra do Senhor?
Ler e ouvir é muito importante. Mas se não houver o cuidado de guardar a mensagem bíblica, você perdeu o seu tempo (Sl 119.11). Como assim? Se não puser em prática o que recebeu, para que servirá o seu esforço? Deus manda-nos guardar a Palavra em nosso coração para cumprirmos (Tg 1.22-24).
Como praticar a Palavra? Primeiro, ela precisa estar em seu coração (Dt 6.6). Ter versículos na memória não significa guardar a Palavra. Decorar, ao pé da letra, é guardar no coração! Sabia disso? Guarde as palavras da Bíblia bem no fundo de seu coração (Pv 3.1-3). Como? Lendo e estudando a Palavra com oração e temor. Lembre-se de que a Bíblia não é um livro qualquer.
Jesus ensinou que os não praticantes dos seus ensinamentos estão em terreno arenoso, movediço, em contraste com o cumpridor das Escrituras, firmado na rocha ( Mt 7.24-27).
Não foi por acaso que o Senhor enfatizou: "Se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se fizerdes" (Jo 13.17).



Deus te abençoe!!

Comentários